quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Inventor de imaginações

Leitura e interpretação de texto:

O Gastão é um menino tímido, quieto, magrinho. Adora hambúrgueres e jogos de computador. Mas o Gastão é bom mesmo numa coisa: na imaginação! Imagina e imagina sem parar.
Na aula de Ciências, Gastão ouvia, com sono, o velho professor gaguejando teorias científicas sobre o surgimento do universo. E não precisou muito para Gastão começar a sua própria teoria sobre um universo só seu. Um universo onde houvesse um planeta quadrado, cubo cósmico girando no espaço, com um dadinho sobre uma grande mesa.
E aí acontecia tudo ao contrário. As pessoas andavam para trás, tomando muito cuidado, pois a luz do sol era negra e os dias eram escuros como a nossa noite. Em compensação a noite era muito clara, e todo mundo precisava de óculos escuros para dormir.
Nesse planeta chovia de baixo para cima, e as pessoas tinham que usar guarda-chuvas presos nos pés e pedacinhos de algodão no nariz para não se afogarem.
Mas bom mesmo é que os pensamentos podiam ser vistos e ouvidos, e assim as pessoas de lá não mentiam umas pras outras e por isso se davam muito bem.
Os velhinhos davam grandes shows de rock e as mães pediam para os filhinhos irem dormir tarde, enquanto os pais faziam as tarefas escolares.
Sem dúvida esse planeta quadrado era bem avançadinho, e Gastão continuaria nele se não fosse o sinal que tocou avisando que era hora do recreio.

Rogério Borges. O inventor de imaginações. São Paulo, Editora Melhoramentos.

Vocabulário:
teorias: olhar, examinar, especular.
cubo cósmico: quadrado.
Em compensação: ao mesmo tempo.
científicas: ciência, conhecimento.

1. Onde aconteceu a história? Justifique sua resposta.
.......................................................

2. De acordo com o texto, escreva duas ideias que mostram que o universo de Gastão era muito diferente.
......................................................

3. Gastão é um menino que imagina um mundo diferente: Como é Gastão? Assinale as respostas certas.
( ) gordinho ( ) magrinho
( ) bagunceiro ( ) cabeludo
( ) tímido ( ) quieto

4. Use sua imaginação e represente, com desenhos, um trecho do texto O inventor de imaginações, que você tenha achado interessante.



















Agora, escreva o trecho do texto O inventor de imaginações que você escolheu.
...................................................

5. Você acha que seria interessante ver e ouvir os pensamentos das pessoas? Por quê?
...................................................

6. Se os pais faziam as tarefas escolares, como você acha que as crianças aprendiam as lições?
...................................................

7. Imagine que o professor de Ciências fez uma pergunta ao Gastão sobre a aula, mas ele estava com sono e imaginando um mundo diferente. Como ele reagiu quando o professor lhe fez a pergunta?
................................................


8. Você já pensou se acontecesse algo parecido com você durante uma aula? O que você faria?
................................................


9. Você sabe que substantivo é uma palavra que dá nome a tudo que existe. Aprendeu a classificá-lo em substantivo comum e próprio.
Leia as palavras abaixo e classifique os substantivos em próprio ou comum.
a)Gastão: .........................................
b) professor: .....................................
c) menino: ........................................
d) óculos: ........................................

10. Separe as palavrasem sílabas e coloque o número de sílabas corretamente:
Filhinhos.........................................
Gaguejando........................................
Pessoas...........................................
Sol...............................................
Computador........................................

11. Agora, coloque em ordem alfabética as palavras do exercício 10.
...............................................
...............................................
...............................................
...............................................
...............................................

12. Você aprendeu a usar os sinais de pontuação no fim das frases.
Leia as frases abaixo e identifique-as de acordo com as letras correspondentes a cada sinal.
( A ) para as frases afirmativas
( N ) para as frases negativas
( E ) para as frases exclamativas
( I ) para as frases interrogativas

( ) Você gosta de aula de Ciências?
( ) Gastão é um menino tímido.
( ) Que imaginação!
( ) Não quero ir ao recreio.
( ) Os velhinhos davam grandes shows de rock.
( ) Como será um planeta quadrado girando no espaço?

Durante nossas aulas, você aprendeu sobre os substantivos coletivos. Eles indicam, embora no singular, coleção ou grande quantidade de coisas.

13. Complete os espaços com os coletivos dos substantivos a seguir:
a) coletivo de índios................................
b) coletivo de livros................................
c) coletivo de bananas...............................
d) coletivo de pessoas...............................
e) coletivo de bois..................................

Carnaval... Pura alegria!!!